Personagens

O enredo de Os Cavaleiros do Zodíaco começa em 1990 e segue um grupo de cinco guerreiros místicos que lutam em nome da deusa Atena contra seres maléficos que pretendem dominar o mundo. O principal adversário do grupo na primeira fase da obra é o Cavaleiro de Ouro de Gêmeos, que assassinou o representante de Atena e tomou seu posto como líder dos Cavaleiros. Na segunda fase, os Cavaleiros enfrentam o deus dos mares Poseidon, que após sequestrar a reencarnação mortal de Atena, ameaça alagar o mundo com chuvas incessantes para purificá-lo da maldade dos humanos. O oponente final, que surge na terceira fase da obra, é o deus do Mundo Inferior, Hades, inimigo de Atena desde eras mitológicas.
Saint Seiya: Next Dimension - O Mito de Hades é tanto uma prequela quanto uma sequência da obra original e detalha o resultado da guerra contra Hades. A história se inicia com Atena buscando o apoio dos Deuses do Olimpo e Cronos para salvar Seiya de Pégaso. Os dois principais antagonistas são as tropas da deusa Artemis no século 20 e a encarnação de Hades no século 18.

Criação e concepção

Ao desenhar Seiya, Kurumada se inspirou em Ryūji Takane, personagem principal de seu mangá Ring ni Kakero, criado 9 anos antes de Seiya.[1]

[editar]Protagonistas

[editar]Saori Kido

(城戸 沙織 Kido Saori?)
Jovem grega adotada pelo milionário Mitsumasa Kido e criada como sua neta. Saori é a reencarnação da deusa Atena no século XX, que sempre retorna à Terra quando a humanidade se encontra ameaçada pelo mal. Inicialmente ignorante de suas origens, Saori começa a planejar seu retorno ao Santuário após descobrir seu passado divino e conta com o apoio dos cinco Cavaleiros de Bronze que também protagonizam a obra.

[editar]Seiya de Pégaso

(天馬星座の星矢 Pegasasu no Seiya?)
Seiya é o Cavaleiro de Bronze da constelação de Pégaso e protagonista da série. Órfão, foi separado de sua irmã Seika e forçado a se tornar um Cavaleiro. Após conseguir cumprir tal missão motivado pela vontade de rever sua irmã, Seiya depois descobre seu destino com um dos soldados de Atena, protegendo-a por milênios e renascendo cada vez que a deusa reencarna, para apoiá-la na batalha final contra o mal que consume a Terra. Guerreiro de imenso poder, Seiya alcança a vitória em batalhas impossíveis e consegue derrotar até mesmo os deuses Poseidon e Hades, que o deixa preso a uma cadeira de rodas e em coma, estado que Atena pretende reverter.

[editar]Shiryu de Dragão

(龍星座の紫龍 Doragon no Shiryū?)
Shiryu é, entre os cinco Cavaleiros que acompanham Atena, o mais maduro e sábio. Shiryu treinou no Monte Lu na China para obter a Armadura de Bronze da constelação de Dragão e seu mentor foi o Cavaleiro de Ouro de Libra, Dohko. Sua Armadura é conhecida por possuir surpreendentes propriedades ofensivas e defensivas, nas respectivas formas de punho e escudo.

[editar]Hyoga de Cisne

(白鳥座の氷河 Kigunasu no Hyōga?)
Hyoga é o Cavaleiro de Bronze da constelação de Cisne. Foi treinado por Camus de Aquário, um Cavaleiro de Ouro. Talvez tenha sido o melhor cavaleiro de todos, pois era realista.

[editar]Shun de Andrômeda

(アンドロメダ星座の瞬 Andoromeda no Shun?)
Shun é o cavaleiro de bronze da constelação de Andrômeda e sua Armadura possui correntes, utilizadas tanto para o ataque quanto para a defesa. Misericordioso e gentil por natureza, Shun prefere resolver conflitos sem derramar sangue, separando suas atitudes das que os outros Cavaleiros normalmente tomam: enquanto não hesitam em lutar, Shun só se envolve em combate se realmente for necessário ou se sua quase infinita paciência se esgota. Foi revelado que Shun é o receptáculo de Hades, mas é salvo pelo sangue de Atena em seu sacrifício.

[editar]Ikki de Fênix

Ikki de Fênix (鳳凰星座の一輝 Fenikkusu no Ikki?)
Ikki é o completo oposto de seu irmão Shun: solitário, frio e agressivo. Treinado na Ilha da Rainha da Morte, o então aspirante a Cavaleiro de Fênix é ensinado a cultivar o ódio e chega até mesmo a desejar matar seu irmão, culpando-o pelo destino que teve. Ikki é um antagonista no início da série, mas logo se regenera e passa a proteger Atena e seu irmão dos perigos que o grupo enfrenta com suas habilidades ilusórias.

Lista de Cavaleiros de Bronze

Os Cavaleiros de Bronze (青銅聖闘士 Buronzu Seinto?) são personagens da franquia Os Cavaleiros do Zodíaco, criada por Masami Kurumada. Os Cavaleiros de Bronze formam a patente mais baixa do exército de Atena. Como o controle da essência do Cosmo destes Cavaleiros ainda é de nível básico, os Cavaleiros de Bronze possuem força sobrehumana e uma velocidade máxima de mach 1. Além dos cinco protagonistas, Kurumada apresentou mais seis Cavaleiros de Bronze em sua obra original. 


Saga do Santuário

(一角獣星座の邪武 Yunikōn no Jabu?)
O segundo Cavaleiro de Bronze a aparecer na história foi Jabu, o Cavaleiro de Unicórnio. Supostamente órfão, ele foi enviado para batalhar por uma das Armaduras de Atena com 99 de seus irmãos pelo seu pai, Mitsumasa Kido. Ele conquistou a Armadura de Unicórnio na Algéria e retornou ao Japão para participar da Guerra Galáctica, um torneio de lutas em que o prêmio era a Armadura de Ouro de Sagitário. Ele derrotou Ban de Leão Menor com facilidade em sua primeira luta, mas foi eliminado por Shun de Andrômeda. Após o fim do torneio, Jabu voltou para a Algéria para aprimorar suas habilidades. Quando Saori Kido foi ferida por uma flecha, ele voltou para ajudá-la e a protegeu das forças antagônicas do Santuário. Depois, ele passou a viver no Santuário e o protegeu contra os Cavaleiros que Hades reviveu. Jabu também defendeu a irmã de Seiya, Seika, dos ataques do deus da morte.
(海ヘビ星座の市 Hidora no Ichi?)
Assim como os outros Cavaleiros de Bronze que participaram da Guerra Galáctica, Ichi de Hidra também é filho de Mitsumasa Kido. Após ser capturado do orfanato onde vivia, foi mandado para a Finlândia para se tornar um Cavaleiro de Atena. Anos depois, ele retorna para participar da Guerra Galáctica e é derrotado por Hyoga de Cisne, que quase o mata congelado. Envergonhado, Ichi volta para a Finlândia para treinar e só retorna quando Saori é ferida no Santuário. A partir deste fato, ele passa a viver no Santuário servindo Atena, protegendo o local contra os Cavaleiros de Hades e defendendo a irmã de Seiya de Pégaso.
(狼星座の那智 Urufu no Nachi?)
Nachi é um dos 100 órfãos capturados por Mitsumasa para se tornarem Cavaleiros de Atena. Apenas dez destas crianças sobreviveram a tal processo, e se tornaram os Cavaleiros de Bronze. Na Guerra Galáctica, Nachi é derrotado e decide voltar para a Libéria para dar prosseguimento ao seu treinamento, voltando com os outros Cavaleiros secundários para proteger Atena e permanecendo ao seu lado até a derrota do Cavaleiro de Gêmeos. Durante a saga de Hades, Nachi e Ichi são indicados como comandantes dos guardas do Santuário. Quando os Cavaleiros de Prata mortos em combate retornam e os ataques da dupla se mostram inúteis, são salvos pela intervenção de Jabu.
(子獅子星座の蛮 Raionetto no Ban?)
O Cavaleiro da constelação de Leão Menor em 1990 é Ban. Enviado com outros 99 órfãos pelo mundo para se tornar um Cavaleiro de Atena, Ban conquistou sua Armadura na Tanzânia, e foi um dos únicos dez a concluir seu treinamento. Ao voltar para o Japão para participar da Guerra Galáctica, Ban acabou derrotado por Jabu de Unicórnio e decidiu retomar seu treinamento, mas voltou para proteger Saori, ferida por uma flecha dourada. Depois, ele permaneceu no Santuário e protegeu Seika do ataque de Thanatos.
(大熊星座の檄 Beā no Geki?)
Geki também é um dos órfãos filhos de Mitsumasa Kido. Foi enviado para o Canadá, onde conquistou a Armadura de Ursa Maior. Após ser derrotado por Seiya na Guerra Galáctica e partir para refinar suas habilidades no mesmo país onde completou seu treinamento, Geki apoiou os outros Cavaleiros de Bronze na proteção de Atena, ferida pela flecha. Ele também permaneceu no Santuário para participar da guerra contra Hades e protegeu a irmã de Seiya contra Thanatos.
(カメレオン星座のジュネ Kamereon no June?)
June foi parceira de treinamento de Shun de Andrômeda na Ilha de Andrômeda, sob a tutela de Daidalos de Cefeu. Ela sempre protegeu Shun e diversas vezes tentou fazê-lo desistir do treinamento para que não se ferisse. Apesar de suas tentativas, Shun conquistou a Armadura de Andrômeda e voltou para o Japão, deixando June para trás. Ela conseguiu completar seu treinamento com sucesso e conquistou a Armadura de Camaleão, mas seu mestre foi assassinado por Afrodite de Peixes pouco tempo depois. Quando June descobriu o plano dos Cavaleiros de Bronze de atacar o Santuário, partiu imediatamente para impedir Shun. Apesar de respeitar seus sentimentos, Shun estava decidido a acompanhar os outros guerreiros e a nocauteou após uma breve luta. O Cavaleiro de Andrômeda a deixou na mansão de Kido para que descansasse até seu retorno.

[editar]Episódio G

(山猫座のレツ Rinkusu no Retsu?)
Retsu é um orfão que foi criado pelo seu mestre, Noesis de Triângulo. Após receber sua Armadura de Bronze, ele e seu mestre partem para explorar uma caverna que emitia um Cosmo misterioso. Lá, descobrem uma górgona que renasceu com o despertar dos Titãs. Seu mestre se sacrifica para salvá-lo, mas pede que Retsu avise o Santuário a respeito do ocorrido. Aiolia de Leão chega ao local logo em seguida e Retsu pede que lhe deixe finalizar a criatura. Para satisfazer seu desejo, Aiolia mente e diz ser apenas um mensageiro enviado para garantir que Retsu, que recebeu a missão de destruir o monstro, consiga cumprir a tarefa. Com a ajuda do espírito de seu mestre, Retsu derrota a górgona e vinga seu tutor. Ele é visto depois enfentando criaturas maléficas no Egito ao lado de Shaina de Ofiúco e Misty de Lagarto.

[editar]Gigantomaquia

(六分儀座のユーリ Sekusutansu no Yūri?)
Yuri é a oficial auxiliar de Nicol de Altar e responsável por registrar nos livros históricos os acontecimentos que envolvem o Santuário de Atena. Amante da astrologia, costumava comentar sobre constelações com Mei, que acabou se apaixonando pela Amazona. Ela é sequestrada pelos Gigas em um ataque ao Santuário e morta por Pallas posteriormente.
  • Mei de Berenice
aparece no volume as cronicas sangrentas de Mei.

[editar]The Lost Canvas

(天馬星座のテンマ Pegasasu no Tenma?)
Tenma é o Cavaleiro de Pégaso que enfrenta Hades em 1743. Criado em um orfanato da Itália desde que nasceu, Tenma tem ascendência japonesa. Ele nunca teve muitos amigos, exceto Alone e Sasha, respectivamente, Hades e Atena, o que causa muito espanto, pois Hades destrói o seu vilarejo. Tenma foi encontrado por Dohko de Libra após um trágico acontecimento, onde o antigo Pégaso havia provado toda sua força para o cavaleiro de Libra que ali estava passando. Após observar o potencial de Tenma, Dohko o levou para o Santuário da Grécia, onde o treinou por dois anos. Tenma ficou conhecido por manipular a cosmo-energia em um tempo muito curto, o que o ajudou a conquistar a Armadura de Bronze de Pégaso.
  • Yato de Unicórnio
(一角獣星座の耶人 Yunikōn no Yato?)
Yato é o Cavaleiro de Unicórnio do século 18. Parceiro de Tenma no Santuário, a dupla não tinha um bom relacionamento inicialmente. Durante a primeira missão no mangá Yato é atacado por Alone e dado como morto. Porém, ele sobrevive e encontra Tenma à beira da morte. Ao tentar salvá-lo, uma jovem Lemuriana, Yuzuriha, aparece e os leva para Jamir através de teleporte. Lá, sua Armadura é restaurada por Hakurei com o sangue de Yuzuriha.
Apesar de não se considerar tão forte ou importante quanto seus parceiros, ele vê a oportunidade de lutar ao lado deles como uma honra. Ele arrisca sua vida algumas vezes para salvar Tenma, inicialmente para agradar Sasha, mas conforme a série progride, passa a fazer pela amizade com Tenma. Após ser transformado em pedra, Yato é trazido de volta à vida pela intervenção do Cosmo de Atena. Na luta contra Hades (Alone), Yato tenta trazer Tenma de volta até fazê-lo recobrar seus sentidos. Depois da luta final contra Hades, passa a viver como um humano normal após perder a habilidade de usar seu Cosmo.

[editar]Ω

  • Kouga de Pégaso
(天馬星座の光牙 Pegasasu no Kōga?)
Jovem com o destino de se tornar Cavaleiro de Pégaso da era futura. Personagem principal da série, Koga é rebelde, porém misericordioso. Ele conhece Seiya, que o ensina a importância da amizade. Ele é treinado por Shaina de Ofiúco.
(オリオン座の聖闘士・エデン Orion no Seinto Eden?)
Um jovem enigmático e Cavaleiro de Órion na era do futuro. Diferindo da obra de Kurumada, o Cavaleiro de Órion pertence à patente de Bronze ao invés de Prata.
  • Haruto de Lobo
(狼座の青銅聖闘士・栄斗 Urufu no Buronzu Seinto Haruto?)
Jovem sábio e descendente dos shinobi, Haruto é o Cavaleiro de Lobo desta era.
(ワシ座・アクィラのユナ Akuira no Yuna?)
Amazona da constelação de Águia. Em Ω, a Armadura de Águia é da patente de Bronze. Não gosta de usar máscara, assim como Yuzuriha em Lost Canvas.
  • Ryuho de Dragão
(龍座の青銅聖闘士・龍峰 Doragon no Buronzu Seinto Ryūhō?)
Ryuho é o Cavaleiro de Dragão. Ele considera Koga como seu próprio irmão. É revelado ser filho de Shiryu e Shunrei.
  • Soma de Leão Menor
(子獅子座の青銅聖闘士・蒼摩 Raionetto no Buronzu Seinto Sōma?)
Melhor amigo de Koga e parceiro de batalhas, Soma é o Cavaleiro de Leão Menor.
  • Komachi de Grou
Amazona amiga de Yuna de Águia
  • Arné de Lebre
Amazona amiga de Yuna de Águia
  • Rodolfh de Rena
Colega de Spears de Dorado, onde foi visto mexendo com Yuna de Águia
  • Gray de Pomba
Colega de Rodolfh e Spears
  • Luciano de Esquadro
Tudo que sabemos é que ele foi derrotado por Ryuho de Dragão durante a batalha dos cavaleiros
  • Guney de Delfin
Lutou contra Yuna de Águia e perdeu
  • Argo de Volans
Durante a primeira fase tentou deixar Koga e Soma fora da batalha, mas foi impedido
  • Spears de Dorado
No episódio 2, fo o líder da gangue que mexia co Yuna, porém ele enfrentou Yuna e parou com esse preconceito da máscara inútil.
  • Fukku de Compasso
Foi o primeiro oponente de Koga na Batalha dos cavalerios, porém perdeu
  • Dali de Coroa Boreal
Foi o primeiro oponente de Eden de Orion na batalha dos cavaleiros, porém foi derrotado em um só golpe.

Lista de Cavaleiros de Prata

Esta lista contém personagens fictícios da franquia Os Cavaleiros do Zodíaco, de Masami Kurumada, pertencentes à segunda patente dos Cavaleiros de Atena, os Cavaleiros de Prata (白銀聖闘士 Shirubā Seinto?). Especialistas em batalhas, eles possuem maestria avançada na manipulação do Cosmo, permitindo que alcancem velocidades equivalentes a mach 2 até 5 e também possuem incrível força física. Quando recebem uma missão vinda do Santuário, partem para qualquer parte do mundo para cumprir seu objetivo, não importa o custo. Eles representam o verdadeiro conceito de um Cavaleiro de Atena.
Outra responsabilidade desta patente é zelar por Armaduras que ainda não possuem donos. É de praxe encontrar Cavaleiros de Prata treinando potenciais candidatos a utilizar uma destas Armaduras. Como muitos Cavaleiros e Armaduras foram perdidos na última batalha, treinar novos Cavaleiros e fortalecer os números de guerreiros são missões importantes.[1]
As Armaduras de Prata são mais belas e fortes que as de Bronze. Apenas dezoito Armaduras de Prata foram confirmadas, mas as Armaduras de ÓrionEscudo e Cruzeiro do Sul, criadas por Masami Kurumada para o primeiro filme da série, assim como seus usuários, são consideradas canônicas.

Saga do Santuário

(鷲星座の魔鈴 Īguru no Marin?)
Uma enigmática Amazona de Prata de personalidade forte, Marin foi nomeada mentora de Seiya assim que ele chegou ao Santuário, pelo fato de ambos serem japoneses. Ela foi uma instrutora de pulso firme e extrema disciplina, permitindo que seu pupilo cultivasse um enorme potencial. Graças ao código das Amazonas, Seiya nunca viu o rosto de sua mestra, pois ela é obrigada a escondê-lo atrás de uma máscara. Apesar das dificuldades do treinamento, Seiya e Marin formaram laços fortes. A aparência de Marin fez Seiya se questionar se ela e sua irmã Seika seriam a mesma pessoa. Após descobrir a conspiração que ocorria no Santuário, Marin apóia Seiya em sua luta contra os Cavaleiros de Prata e descobre a verdade sobre o falso Mestre do Santuário e seu plano para chegar ao poder. Ela reaparece durante o conflito dos doze templos, salvando a vida de Seiya e prestando apoio para que ele pudesse confrontar o Grande Mestre. Durante a ressurreição de Poseidon, Marin age independentemente, mas reaparece no fim da guerra contra Hades, após conseguir encontrar Seika, acabando com o mistério sobre sua identidade e terminando uma busca que durava anos. Marin também encontra seu irmão, Toma, atual servo da deusa Artemis. Dutrante a batalha dos Cavaleiros de Bronze contra Thanatos, Marin protege Seika e consegue, após a derrota de Hades, juntar o casal de irmãos. Ela posteriormente enfrenta Toma para proteger Seiya.
(蛇遣い星座のシャイナ Opyukusu no Shaina?)
Amazona temperamental e corajosa, Shaina precisou abandonar sua feminilidade ao iniciar seu treinamento e esconder para sempre seu rosto dos homens. Shaina foi mentora do rival de Seiya de Pégaso, Cassios, cuja derrota aparentemente fez com que a Amazona criasse uma rixa com Seiya. No início da série, Shaina obedecia as ordens do Grande Mestre do Santuário, que eram compatíveis com seu objetivo de eliminar Seiya pela humilhação que a causou. Porém, ela começou a suspeitar de seu superior e tal fato a fez se aliar aos Cavaleiros de Bronze na rebelião contra o Santuário. Shaina salvou a vida de Seiya ao defendê-lo de um ataque de Aoilia de Leão, enviado pelo Grande Mestre para matá-lo. Ferida pelo Cavaleiro de Ouro, Shaina revela a Seiya que sua rixa com ele não se deve à derrota de Cassios, e sim porque Seiya foi o primeiro homem a ver seu rosto, que é a maior ofensa possível para uma Amazona. A tradição dos Cavaleiros força a Amazona a escolher uma entre duas opções: matar o ofensor ou se apaixonar por ele, e Shaina havia escolhido a segunda, mesmo sem querer. Inconsciente durante o conflito dos doze templos, Shaina retorna aos seus sentidos posteriormente e se choca com a morte de Cassios, que se sacrificou para proteger Seiya e impedir que Shaina sofresse. Ela então salva a vida de Marin de Águia, e após a derrota do Grande Mestre, jura lealdade a Atena. Apesar de seu amor por Seiya não ser correspondido, Shaina tem um papel importante na batalha contra Poseidon, pois entrega a Armadura de Libra aos Cavaleiros de Bronze e desafia Poseidon sozinha, ainda que sendo derrotada. Poucas semanas depois, Shaina lidera os Cavaleiros de Bronze e os soldados do Santuário para defender o local após a invasão do exército de Hades. Ela reaparece para defender Seiya de um ataque realizado por Toma, ao lado de Marin e Hyoga de Cisne.
(蜥蜴星座のミスティ Rizado no Misuti?)
Misty era um narcisista que só se considerava inferior à própria deusa Atena. Enviado ao Japão para eliminar os Cavaleiros de Bronze, Misty causa um deslizamento de terra com o objetivo de enterrá-los, mas não consegue sucesso, pois Mu de Áries cria uma ilusão que faz os Cavaleiros Negros parecerem os de Bronze e teleporta os oito para longe dali. Alguns Cavaleiros de Prata são enganados pela ilusão e partem em busca dos Cavaleiros Negros, mas Marin e Misty encontram o verdadeiro Cavaleiro de Pégaso. Para tentar salvar seu pupilo, Marin ataca Seiya com um golpe falso e o sepulta. Porém, Misty não se deixa enganar, desenterrando o Cavaleiro e partindo para o ataque. Depois de uma dura batalha, Seiya supera os ataques de Misty e o mata.
Na adaptação do anime da saga de Hades, Misty é trazido de volta à vida com outros Cavaleiros de Prata e enviado para enfrentar Seiya e companhia. Ele é rapidamente derrotado por Hyoga de Cisne. Assim como os Cavaleiros de Ouro trazidos de volta por Hades, os Cavaleiros de Prata juram lealdade ao deus da morte, mas secretamente continuam sendo na verdade Cavaleiros de Atena.
(白鯨星座のモーゼス Hoēru no Mōzesu?)
Devido ao crime dos Cavaleiros de Bronze contra o Santuario (participação na Guerra Galáctica), o Grande Mestre do Santuário ordena a morte dos jovens. Mozes foi um dos Cavaleiros de Prata enviados para cumprir essa missão, mas graças à intervenção de Mu, acaba matando o Dragão Negro ao invés do real. Vendo a missão como finalizada, ele parte com Asterion de Cães de Caça, mas os dois retornam devido ao atraso de Misty e Babel. Com o apoio de Asterion, Mozes ataca e derrota Marin, amarrando-a ao mar como isca para Seiya. O plano falha e Mozes acaba morto pelo Cavaleiro de Pégaso.
(ケンタウルス星座のバベル Kentaurusu no Baberu?)
Babel foi o segundo Cavaleiro de Prata a ser derrotado na série. Mestre em pirocinese, foi enviado com Misty, Asterion e Mozes para eliminar os Cavaleiros de Bronze. Com a intervenção de Mu, eles acabam matando os Cavaleiros Negros por engano. Acreditando que sua missão foi cumprida, eles decidem partir para o Santuário, mas Misty fica para trás para confirmar agumas suspeitas. Após algum tempo, Babel, preocupado, retorna e encontra Misty morto em uma praia. Hyoga chega logo depois e desafia Babel, que se surpreende por acreditar já ter eliminado o Cavaleiro de Cisne. Os dois se enfrentam e Babel, mesmo confiante e pensando ter vantagens na batalha com suas chamas, acaba morto pelo Cavaleiro de Cisne.
(猟犬星座のアステリオン Haundo no Asuterion?)
Asterion foi enviado pelo Santuário com a missão de dar fim aos Cavaleiros de Bronze. Mozes foi um dos Cavaleiros de Prata enviados com ele para cumprir essa missão, mas graças à intervenção de Mu, acaba matando o Dragão Negro ao invés do real. Vendo a missão como finalizada, os dois decidem partir para o Santuário, mas retornam devido ao atraso de Misty e Babel. Como Asterion é um dos poucos Cavaleiros capazes de usar telepatia, rapidamente descobre que Marin havia traído o Santuário. Após derrotá-la, os dois a amarram ao mar como isca para Seiya. O Cavaleiro de Pégaso retorna e mata Mozes, mas é derrotado pelos poderes de Asterion. Enquanto isso, Marin consegue se libertar e ataca o Cavaleiro de Prata. Fechando sua mente, Marin consegue derrotá-lo, mas o deixa viver para que possa mandar um aviso ao Grande Mestre. Na saga de Hades no mangá, é revelado que Asterion foi morto após voltar ao Santuário, pois um túmulo com seu nome é visto no cemitério.
(烏座のジャミアン Kurou no Jamian?)
Conhecido no Santuário como o Cavaleiro que controlava corvos como seus próprios membros, Jamian fez parte da segunda equipe de Cavaleiros de Bronze enviada para sequestrar Saori Kido e destruir o Coliseu em que a Guerra Galáctica aconteceu. Ele consegue capturar a jovem, mas é seguido por Seiya. Após derrotar o Cavaleiro de Pégaso, Jamian sofre com a retaliação de Saori, que usa o Cosmo de Atena para fazer seus corvos se voltarem contra ele. Confuso e ultrajado, ele a chama de bruxa e ataca, mas é desafiado por Ikki de Fênix e morre na luta.
(ペルセウス座のアルゴル Peruseusu no Arugoru?)
Algol foi um dos Cavaleiros de Prata enviados para destruir o Coliseu que hospedou a Guerra Galáctica e sequestrar Saori Kido. Após a morte de Jamian pelas mãos de Ikki, Algol, Capella e Dante aparecem. Algol transforma Shun em pedra com o Escudo da Medusa, capaz de petrificar oponentes quando abre seus olhos. Algol então enfrenta Shiryu de Dragão, mas se vê em desvantagem depois que o Cavaleiro de Bronze cega seus próprios olhos para não ver o Escudo da Medusa, como último recurso para impedir Algol e salvar seus amigos. Após uma longa batalha, Algol tenta um ataque final, mas é morto por Shiryu, que usa seu Cosmo para "ver" além de sua cegueira.
(御者座のカペラ Auriga no Kapera?)
Capella foi enviado juntamente com Jamian, Algol e Dante para destruir o Coliseu em que aconteceu a Guerra Galáctica e capturar Saori Kido. Após matar Jamian, Ikki provoca os outros Cavaleiros de Prata e desenha uma linha entre ele e seus oponentes que não deveria ser atravessada. Capella o desafia e atravessa a linha, e como resultado é atacado por Ikki e acaba inconsciente. Após despertar, Capella desafia Ikki novamente e o ataca com seus discos, mas é superado pelas técnicas de ilusão de Ikki e morto por ele.
Juntamente com Capela de Auriga, Dante foi enviado a mando do Grande Mestre para eliminar os Cavaleiros de Bronze, caso Jamian de Corvo, outro Cavaleiro de Prata, falhasse em seqüestrar Atena, o que de fato aconteceu. Seiya de Pégaso, que perseguia o cavaleiro de Corvo, estava muito debilitado para lutar, então quem Shun de Andrômeda e Hyoga de Cisne, que estavam logo atrás de Pégaso, enfrentam os Cavaleiros de Prata. Dante confronta as correntes de Andrômeda com suas bolas de aço, contra as quais obtinha alguma vantagem. Quando Shun e Hyoga estavam prestes a serem derrotados, surge o seu irmão Ikki de Fênix. O cavaleiro de Fênix ataca Dante e Capela, este morrendo rapidamente devido às ilusões geradas por Ikki. O cavaleiro de Cérbero resiste às alucinações, mas ao voltar à sã consciência é finalmente vencido por Shun. No anime, durante a saga de Hades, Dante é ressuscitado pelo deus dos mortos e reaparece como sendo um espectro, juntamente com Algol de Perseu e Capela de Auriga. O trio vai até a China atrás de Shiryu de Dragão e seu mestre Dohko de Libra. Apenas Shiryu está lá, e depois de apanhar um pouco dos três derrota-os com um só golpe. Mas era apenas uma farsa, e Dante, assim como todos os cavaleiros ressuscitados, estava tentando ajudar, mas morreu antes que pudesse revelar a verdade.
(ヘラクレス星座のアルゲティ Herakuresu no Arugeti?)
Quando Aiolia foi enviado ao Japão para eliminar os Cavaleiros de Bronze, três Cavaleiros de Prata receberam a missão de observá-lo. Um destes foi Algethi, o Cavaleiro de maior força física do Santuário. Quando Aoilia decidiu poupar a vida de Seiya, Algethi e os outros entraram em cena para eliminar o Cavaleiro de Pégaso. Após receber os ataques dos três, Seiya recebe a ajuda inesperada da Armadura de Ouro de Sagitário, que se une ao corpo de Seiya para protegê-lo. O trio ignora o aviso de Aiolia de manter distância e tenta atacar Seiya, sendo eliminado pela Armadura de Sagitário em segundos.
(銀蝿座のディオ Musuka no Dio?)
Dio e outros dois Cavaleiros de Prata tinham a missão de vigiar Aiolia para verificar se ele realmente mataria os Cavaleiros de Bronze. Ao perceber que Aiolia não o faria, o trio entra em cena para acabar com Seiya. O Cavaleiro de Mosca e seus parceiros tentam finalizar o serviço rapidamente, mas os planos do trio são interrompidos quando a armadura de Sagitário surge repentinamente e veste Seiya. Com a armadura de Ouro, Seiya teve o poder de seus golpes aumentados, e com um ataque vence todos.
(巨犬座のシリウス Kanisumayoru no Shiriusu?)
Sirius era líder de uma expedição enviada para vigiar Aiolia de Leão, que tinha a missão de matar Seiya. Ao perceber que Aiolia não cumpriria as ordens do Santuário, Sirius e seus comandados entram em cena para acabar com Seiya. Mas eles nada puderam fazer, pois a desaparecida Armadura de Sagitário surge do céu e veste Seiya. Munido de mais poder, o Cavaleiro de Pégaso mata os três de uma única vez.
(矢座のトレミー Sajitta no Toremī?)
Quando Seiya e os outros chegam ao Santuário, Tremy os recepciona como um guia que ali estava a mando do Grande Mestre. Ao falar das doze casas e levá-los até as escadarias da Casa de Áries, Tremy revela sua verdadeira identidade e atinge Atena com uma flecha dourada, fazendo com que começassem as lutas contra os Cavaleiros de Ouro. Tremy acaba vencido por Seiya, e antes de morrer diz que os Cavaleiros de Bronze tem doze horas para chegar até o Grande Mestre, caso contrário Atena morrerá.
(ケフェウス星座のダイダロス Kefeusu no Daidarosu?)
Mentor de Shun e June de Camaleão, treinou a dupla na Ilha de Andrômeda. Ele foi assassinado por Afrodite de Peixes por concordar com o pensamento de que o Santuário estaria corrompido pelo mal. Ele não se concentra em um tipo específico de ataque, e concentra suas habilidades em anular os ataques dos oponentes. Daidalos sabia manipular armas de outras Armaduras, apesar da sua não possuí-las. Assim como Orfeu de Lira, ele é considerado um Cavaleiro de Prata de poder equivalente a um de Ouro. No anime, Daidalos foi substituído por Albiore de Cefeu, um personagem com aparência diferente, mas papel similar.

[editar]Saga de Hades

  • Orphée de Lira
(琴座のオルフェ Raira no Orufe?)
Devido a sua força abundante, o poder de Orphée se equipara a dos Cavaleiros de Ouro. Orphée tem uma intensa paixão por uma jovem denominada Eurídice. Em um trágico dia, Eurídice foi picada no seu pé direito por uma cobra venenosa, levando-a à morte. Orfeu se dirigiu ao mundo de trevas governado por Hades. Chegando lá, Orphée tocou uma linda melodia com sua lira para Hades, que se sensibilizou e concedeu o pedido que Orfeu o fizera, trazer Eurídice de volta a vida. Entretanto,o Imperador do Mundo dos Mortos deixou bem claro a Orphée que durante sua trajetória rumo à saída do Inferno, o mesmo não podia olhar para trás uma vez sequer. Pandora tem o intuito de fazer que Orphée fique no inferno, acha que Hades ficaria feliz se pudesse ouvir o som da lira de Orphée mais vezes, e trama um plano junto com o espectro Faraó de Esfinge entregando ao mesmo um espelho para que o mesmo ludibriasse Orphée, criando uma falsa luz similar aos raios de sol.
Próximo da saída, Orphée comete o erro de olhar par trás e nota que grande parte do corpo de Eurídice se transformou em pedra. Mais tarde Orphée encontra Seiya e Shun e os salva do ataque de Faraó de Esfinge. Após Faraó contar a Orphée todo o plano tramado por Pandora, Orphée vê que o que fez foi errado ao tentar trazer Eurídice de volta a vida e promete lutar como um verdadeiro Cavaleiro de Atena. Orphée então derrota Faraó e segue com Seiya e Shun por um caminho secreto de conhecimento de poucos rumo à Giudecca. Chegando lá, tenta matar Hades, mas é interrompido por Radamanthys de Wyvern que dispara um golpe fatal contra o Cavaleiro de Prata. Percebendo que sua morte era certa, Orphée faz seu último ato se agarrando a Radamanthys e mandando Seiya atacar o monstro. O golpe dá um fim ao Cavaleiro de Prata, que antes de morrer, deixa a responsabilidade a Seiya e Shun de proteger Atena.

[editar]Gigantomaquia

(祭壇座のニコル Arutaa no Nikoru?)
Nicol exercia o cargo de Grande Mestre na ausência do legítimo Mestre. Ele administrava o Santuário de Atena, auxiliando a deusa em suas decisões e comandando os Cavaleiros. Quando a Gigantomaquia se inicia, Nicol aparece para lutar e revela a verdadeira função de Mei de Cabeleira de Berenice na guerra contra Tifão, mas acaba morto em combate.

[editar]Episódio G

(三角星座のノエシス Toraianguru no Noeshisu?)
Noesis é um nobre Cavaleiro de Prata, criado por Megumu Okada. Foi morto quando, juntamente com seu aprendiz Retsu de Lince, encontra a górgona Euríale. Após ter parte de seu corpo transformado em pedra, Noesis usa seu ataque, Tritos Spharaghisma (Selo dos Três Mundos) (三界封印 – トリトス·スプラギスマ Toritosu Supuragisuma?), na esperança de enfraquecer a górgona. O resto do seu corpo é petrificado a seguir e se parte em pedaços, com exceção de seu lado direito, que continua sendo habitado por seu Cosmo mesmo após sua morte. Quando Retsu retorna para matar a criatura, o Cosmo dos dois se une, e com os últimos resíduos de sua alma, conseguem derrotar a górgona.

[editar]The Lost Canvas

(鶴星座のユズリハ Kurein no Yuzuriha?)
Yuzuriha é discípula do mestre Lemuriano Hakurei e antiga parceira de treinamento de Shion de Áries. Ela não veste sua Armadura de Prata até chegar ao Santuário e não tem o hábito de cobrir o rosto com máscaras como as outras Amazonas. Yuzuriha é irmã mais velha de Tokusei de Hanuman, um lacaio de Hades. Sua primeira aparição ocorre após a suposta morte de Tenma de Pégaso pelas mãos de Alone. A Amazona encontra Tenma à beira da morte e Yato de Unicórnio, que a ataca pensando que fosse uma inimiga. Porém, reverte a situação e leva a dupla para Jamir. Lá, ela oferece seu sangue para que Hakurei possa restaurar a Armadura de Unicórnio. Logo depois, parte com Yato para resgatar a alma de Tenma, presa por um dos espectros de Hades.
Assim como seu mestre, Yuzuriha tem o dom da psicocinese. Ela também é uma guerreira experiente e pode utilizar um cachecol que sempre veste como arma ou aquecê-lo através de seu Cosmo. Tais habilidades podem ser observadas em seu ataque especial, Chute Reluzente (絢舞裳閃脚 Kenbu Shōsenkyaku?), uma combinação de chutes com um golpe do cachecol, através do uso de sua psicocinese. Conforme o enredo progride, Yuzuriha se torna amiga de Tenma e Yato. Assim como os outros Cavaleiros, sua finalidade é proteger Atena.
Depois, ela é vista ajudando Regulus de Leão após sua derrota contra Aiacos. Durante a batalha final, ela é transformada em pedra, mas volta à vida com a intervenção do Cosmo divino de Atena. Após testemunhar a derrota de Hades, Yuzuriha passa a viver sua vida como uma humana normal, pois Atena lhe tira a habilidade de usar seu Cosmo.
  • Hakurei de Altar
(祭壇座のハクレイ Arutā no Hakurei?)
Hakurei reside em Jamir e é mestre de Shion, Yuzuriha, Tokusa e Atla, além de irmão de Sage. Ele e Sage sobreviveram à última Guerra Santa. Hakurei era candidato ao posto de Grande Mestre, mas abriu mão do cargo para seu irmão e se mudou para Jamir. Uma vez, ele impediu que seu aprendiz Shion abandonasse Atena em favor de Hades.
Com a morte de seu irmão, Hakurei assume a posição de Grande Mestre, fingindo que Sage ainda vive para não abalar a moral dos Cavaleiros. Para quebrar a barreira que limitava o poder dos Cavaleiros com uma espada abençoada por Atena na última Guerra Santa, Hakurei decide invadir o território de Hades sozinho, apesar dos protestos de Shion. Após derrotar com facilidade os soldados rasos e penetrar na igreja de Hades, é confrontado por Hypnos, que traz os discípulos derrotados de Hakurei, Shion e Yuzuriha. Hakurei então invoca as almas dos Cavaleiros mortos na última Guerra Santa e usa esse poder para criar uma enorme esfera de energia, que destrai Hypnos. Enquanto isso, Hakurei usa sua própria alma para conjurar uma barreira e aprisionar Hypnos. Porém, antes de poder usar sua espada sagrada e liberar o poder dos Cavaleiros, Hades surge em meio ao ar e o mata.

[editar]Next Dimension

(杯座の水鏡 Kuraterisu no Suikyō?)
Suikyo, antigo Cavaleiro de Prata da constelação de Taça, era mestre de Tenma de Pégaso em Next Dimension e um respeitado guerreiro do exército de Atena. Possivelmente por influência de Pandora, tornou-se Suikyo de Garuda, um dos três juízes do Mundo dos Mortos.

Lista de Cavaleiros de Ouro

Os Cavaleiros de Ouro são os mais poderosos cavaleiros de Atena, eles têm o cosmo elevado até o sétimo sentido. Os Cavaleiros de Ouro são conhecidos por vestirem armaduras douradas e estarem entre os mais poderosos personagens da série, protegidos pelas doze constelações zodiacais. Cada um tem o signo da sua casa, e são protetores do Santuário de Atena, os guardiões das doze casas.
Quando as doze Armaduras de Ouro se encontram ou ficam perto umas das outras, elas brilham e produzem sons muito altos, tal efeito é chamado de "ressonância". Cada armadura tem um pouco do brilho do sol, portanto, quando as doze armaduras se encontram, é como se o Sol estivesse completo. Se dois Cavaleiros de Ouro travam uma luta, a disputa é tão acirrada que pode durar uma eternidade, sendo, por isso, chamado de Guerra de Mil Dias.
Os cavaleiros dourados possuem habilidades especiais, entre elas:
  • Sétimo Sentido (Seventh Sense): Quando um cavaleiro consegue dominar seu "cosmo" por completo, isto quer dizer que ele alcançou o Sétimo Sentido. Desde os tempos mitológicos, apenas os Cavaleiros de Ouro conseguiram dominar o Sétimo Sentido, sendo, assim, pessoas praticamente invencíveis. Mas, na verdade, se um Cavaleiro de Bronze ou Prata estiver muito determinado e encorajado, ele também poderá alcançar o Sétimo Sentido, mesmo com muito mais dificuldade, como Seiya e os seus companheiros demonstram nas primeiras Batalhas das doze Casas, não restringindo tal técnica aos Cavaleiros de Ouro.
  • Velocidade da luz (Light Speed): Este é um dos efeitos dados ao se alcançar o Sétimo Sentido. É algo que muitos achavam impossível de acontecer. Com a Velocidade da luz eles podem dar a volta ao redor da Terra sete vezes e meia em um único segundo. Seus golpes também são lançados nesta velocidade, sendo praticamente impossível vê-los.
  • Exclamação de Atena (Athena Exclamation): Quando três Cavaleiros de Ouro se unem, eles podem soltar um dos golpes mais terríveis entre os cavaleiros de Atena: A Exclamação de Athena. Seu poder é tão forte que libera uma energia semelhante à explosão que deu origem ao universo, o Big Bang (ou Grande Explosão). Se duas Exclamações de Atena se chocarem, elas não vão apenas duplicar, e sim aumentar infinitamente. Atena proibiu todos os Cavaleiros de Ouro de usar esta técnica, pois, além de ser considerada uma covardia, também pode causar um dano terrível. Quem faz jus a esta técnica, é considerado como um bárbaro, pessoa terrível e desonrada. Também é conhecida como "Sopro de Atena".
  • Sacrifício dos Cavaleiros de Ouro (Gold Saints Sacrifice): A técnica mais poderosa e destrutiva dos cavaleiros de Atena. Quando os doze Cavaleiros de Ouro forem posicionados na ordem Zodiacal, eles podem se sacrificar para soltar um poder igual ao do grande Sol. Os Cavaleiros de Ouro tiveram que fazer este sacrifício no Muro das Lamentações.
A armadura de ouro de Libra possui seis pares de armas, que foram utilizados por Dohko e Shion na Guerra Santa de 1743. Os Cavaleiros de Ouro do presente dificilmente usam essas armas.
  • Tonfá (Tongfar): Essa Arma corresponde ao chamado do Cosmo do Cavaleiro que a carrega. Unindo o poder destrutivo do tonfá ao poder do cosmo do usuário, um único golpe dessa Arma define o rumo da batalha. Foi usada por Shaka para tentar destruir o Muro das Lamentações.
  • Lança (Spear): A energia do cosmo do guerreiro jorra pela ponta da lança, causando danos inimagináveis ao oponente atingido. Foi usada por Ikki para destruir o Pilar do Oceano Antártico e por Aiolia para tentar destruir o Muro das Lamentações.
  • Espada (Sword): Uma espada altamente resistente. O fio de sua navalha é capaz de cortar até mesmo o esquife de gelo de Camus. Foi usada por Shion durante a Guerra Santa, por Mu para tentar destruir o Muro das Lamentações e por Shiryu para destruir a esquife de gelo de Camus e salvar Hyoga.
  • Escudo (Shield): O escudo pode ser usado não somente para proteção, mas também para o ataque quando é arremessado. Somada ao seu peso, a rotação em alta velocidade aumenta seu poder destrutivo. Foi usado por Dohko para tentar destruir o Muro das Lamentações e por Ikki para destruir o Pilar do Atlântico Sul.
  • Nunchaku (Twin Rod): Armazenando o Cosmo do usuário, o nunchaku de Libra espalha brilhos como estrelas a cada movimento. A corrente e flexível e estica-se o quanto quiser. É constituído por duas barras.
  • Sansetsukon (Triple Rod): Com múltiplos modos de uso, a barra tripla exige muita habilidade do usuário. É eficaz tanto no ataque quanto na defesa. É constituído por três barras

Cavaleiros do presente

  • Mu de Áries (Cavaleiro de Áries). Nacido em Tibet, descende do povo da Lemúria. Mu é um personagem de fala suave e possui uma personalidade douta; seu comportamento é bastante tranqüilo e lógico, quase como se fosse um professor do Santuário. Falantes nativos do Mandarim costumam referir-se a ele como Mu xiansheng, Senhor Mu. Ele é um ferreiro no santuário, o único que possui a habilidade de restaurar as armaduras dos cavaleiros. Mu possui traços faciais comuns a seu mestre Shion e seu discípulo Kiki: ambos têm dois sinais redondos entre suas sobrancelhas. Durante o reino de terror de Saga sobre o santuário e o exílio de Atena, Mu residiu no promontório de Jamiel, próximo ao Tibete. Suas técnicas mesclam Cosmo e Telecinese, herdadas diretamente de seu mestre Shion de Áries. A Revolução Estelar (Stardust Revolution) consiste em uma chuva de estrelas, que caem sobre a vítima. A Extinção Estelar (Starlight Extinction) é o golpe mais poderoso de Mu. A luz das estrelas envolve a vítima, desintegrando-a. Diz-se que quem é atingido por esse golpe cai diretamente no Mundo dos Mortos. Muralha de Cristal (Cristal Wall) é o golpe defensivo de Mu. É uma barreira invisível que repele todos os ataques do oponente. Rede de Cristal (Cristal Net) é uma teia de material cristalino, usada para prender o espectro Myu de Borboleta. Aparenta ser uma variante da Parede de Cristal. Ele também é dito o cavaleiro com a telecinese mais poderosa do Santuário, e pode teleportar-se de um lugar para o outro, exceto no Santuário devido a uma restrição imposta por Atena. Pode adentrar a outras dimensões e/ou resgatar indivíduos da mesma, além de conseguir ocultar sua presença. Testa também os cavaleiros se eles mereceriam ter suas armaduras restauradas, como ele disse a Shiryu que precisaria de sua vida para restaurar a armadura de Dragão e Pégaso destruidas no Torneio Galáctico. Comovido com o gesto de Shiryu restaurar a armadura de Pégaso com sua vida, Shiryu é polpado e tem ambas suas armaduras restauradas. No Anime, revive a armadura de Shiryu com seu sangue.
  • Aldebaran de Touro (Cavaleiro de Touro). Nascido no Brasil. Apesar de seu físico robusto poder initimidar a maioria de seus oponentes, ele é considerado bondoso e honesto. Durante o confronto entre os Cavaleiros de Bronze e o Santuário, Aldebaran viu o entusiasmo de Seiya e o potencial deste e de seus amigos, e permitiu-lhes passar pelo seu templo após ter seu cifre cortado por um golpe do Pegasus. Tem grande amizade com Mu. Na Saga de Hades, confrontou-se com o espectro Niobe de Deep, e mesmo tendo sua força reduzida a um centésimo de seu poder completo, conseguiu estraçalhar o espectro, que se espantou com o seu poder. Mu afirma que ele é o Cavaleiro fisicamente mais forte entre os 88 Cavaleiros. Sua principal técnica é o Grande Chifre (Great Horn), alusão aos chifres de um touro bravo, é um golpe lançado quando está engatado com o oponente. Mas, se é desferido à distância, a potência dobra. No Episódio G demonstra grande poder, contrariando o senso partilhado por alguns fãs da série que é um dos mais fracos mas foi conprovado que ele e um dos mais fortes Mu teria morrido se Aldebarn não dissesse que Niobe estava la inclusive Aldebaran morto matou Niob . No Anime, revive a armadura de Shun com seu sangue.
  • Saga de Gêmeos (Cavaleiro de Gêmeos). Nascido na Grécia, Saga era tido como um deus pela sua bondade e poder. Ele também chegou a concorrer ao cargo de Grande Mestre com Aiolos. Possui a capacidade de abrir fendas no espaço, chamada de Outra Dimensão, e também possui técnicas ilusórias poderosas. Ele foi o culpado da guerra do Santuário contra os Cavaleiros de Bronze. Ele é, também, a vítima que mais sofre devido a sua dupla personalidade. Apesar de seu ataque fingido contra Atena na saga de Hades, ele permaneceu fiel à sua amada deusa. Saga pode atingir o sistema nervoso de seu inimigo e ganhar controle sobre este. Como resultado desse ataque, o qual já teve como vítimas, entre os Cavaleiros de Ouro, Aiolia e Shura, sua vítima não poderá ganhar controle sobre si, a menos que mate alguém. Essa técnica devastadora é chamada de Genrōmaōken, ou Satã Imperial. Mas sua mais incrível e devastadora técnica é a Explosão Galática (Galaxian Explosion), que consiste em jogar sobre o inimigo o Cosmo elevado ao máximo. O impacto desse golpe destruiu o teto da Sala do Grande Mestre, e seu estrondo ecoou por todo o Santuário. Saga também possui a habilidade de remover os sentidos das pessoas, um a cada ataque.
  • Kanon de Gêmeos (Cavaleiro de Gêmeos durante a saga de Hades). Kanon é mais fraco que seu irmão Saga. Foi ele o responsável pelo despertar da metade maligna de Saga. Por isso, até o início da saga de Hades, os Cavaleiros de Ouro sobreviventes eram bastante hostis a ele. Eventualmente Kanon abandonou seu lado mau e formou uma aliança com Atena. Na saga de Hades, Kanon vestiu a armadura de Gêmeos e derrotou múltiplos espectros. Ele utiliza ataques semelhantes ao de Saga, como o Genrōmaōken e Explosão Galática. Sua versão do Outra Dimensão é o Triângulo Dourado (Golden Triangle), que envia a vítima para o Triângulo das Bermudas.
  • Máscara da Morte de Câncer (Cavaleiro de Câncer). Nascido na ilha da Sicília, Itália. A sua crença no poder absoluto o transformou no vilão do Santuário. Este Cavaleiro de Ouro é completamente mau e sádico e sente extremo prazer ao matar e depois torturar suas vítimas através do eterno sofrimento de suas almas, mesmo depois de suas mortes. Ele foi morto por Shiryu na saga do Santuário. Juntamente a outros cavaleiros de ouro (Saga, Camus, Shura, Afrodite e Shion), ele foi ressuscitado por Hades em forma espectral a fim de matar Atena, mas o verdadeiro objetivo era de avisá-la sobre sua armadura. Ele e Afrodite são logo neutralizados por Mu de Áries e mandados de volta para o Inferno por Radamanthys. Na saga de Hades, durante a batalha no Mundo dos Mortos (Meikai), Máscara da Morte jogou-se, junto aos outros onze cavaleiros de ouro, contra o Muro das Lamentações para permitir que os Cavaleiros de Bronze passem adiante. De certa forma, Máscara da Morte redimiu-se dos pecados que cometera.
  • Aiolia de Leão (Cavaleiro de Leão). Nascido na Grécia, Aiolia tem personalidade forte e freqüentemente deixa suas emoções darem o melhor de si, o oposto da atitude mais fria e reflexiva de Mu. Juntamente a Marin, é visto por Seiya como seu mentor, grande amigo e um irmão mais velho substituto. Por isso, suas técnicas de combate são similares. Sua técnica Relâmpago de Plasma (Lightning Plasma) gera múltiplos pequenos plasmas de energia que viajam à velocidade da luz. Se seus inimigos estiverem a três metros de sua presença, a técnica permite a Aiolia atirar cem milhões de trajetos de plasma por segundo em seus oponentes. Outras técnicas são a Capsula do Poder (Lightning Bolt, uma energia de eletricidade esférica), Lighting Fang(Presas Relâmpago), Photon Invoke(Conjuração dos Fotóns), Photon Drive(Aceleração de Fotóns) e Photon Burst(Explosão de Fotóns) (estas quatro últimas vistas apenas no Episódio G). Seu nome se pronuncia Aioria. É irmão mais novo de Aiolos, o Cavaleiro de Sagitário, por isso sofreu muito com o título de irmão do traidor, referência feita pela suposta traição de Aiolos ao tentar assassinar Atena. Na saga de Hades, empresta sua armadura para Ikki de Fênix, como também revive a armadura de Pégaso com seu sangue.
  • Shaka de Virgem (Cavaleiro de Virgem).Nascido na India, Shaka é conhecido como o homem mais próximo de Deus por causa de sua espiritualidade elevada,Shaka é um dos poucos cavaleiros que possuem a capacidade de controlar a energia de supernovas o que ocasionou na destruição da até então poderosa armadura de Fênix(que volta depois). Shaka é tido como a reencarnação de Buda. Seus olhos estão normalmente fechados, pois ele se priva de sua visão para, aparentemente, acumular Cosmo. Entretanto, se a calamidade lhe aproxima, Shaka abre os seus olhos -- o que antecede o seu maior ataque, o Tesouro dos Céu (Tenbu Horin), o qual não apenas prende e desabilita seus adversários, impedindo-os de atacar ou de fugir, mas também lhes retira os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar). Essencialmente, esse golpe reduz os oponentes de Shaka a zumbis sem sentidos. Rendição Divina (Tenma Kofuku) consiste em acumular Cosmo entre as mãos e fazê-lo explodir, varrendo tudo à sua frente. É um golpe com poder destrutivo fora do comum, e foi capaz de destruir metade da casa de Câncer. Kahn (Imobilidade, em hindu) é um golpe defensivo de Shaka, no qual o mesmo parou na Saga de Hades (anime) os ataques mais poderosos da Tríade (Saga , Camus e Shura). Círculo das Seis Existências (Rikkudo Rinne) é um golpe que separa a alma da vítima de seu corpo, enviando-a para um dos seis mundos da metempsicose: Inferno (Jigokukai): o mundo infernal. Os que vem para cá são aqueles que fizeram atos terríveis. Segundo Shaka, possui "oceanos de fogo, poços de sangue, montanhas de agulhas", aqueles aqui presentes sofrem dores indescritíveis. É um mundo de "medos após medos intermináveis"; Mundo dos Demônios (Gakikai, ou Makai)o mundo dos espíritos famintos. Segundo Shaka: todos os corpos ficam esqueléticos, somente as barrigas crescem e eles vomitam sem parar. Todos os que são enviados para cá acabam por recorrer ao canibalismo; Mundo das Feras (Chikushoukai)segundo Shaka, todos são transformados em bestas. Aqui vale a lei do mais forte e é preciso matar os predadores para sobreviver; Mundo das Guerras, ou Asura (Shurakai)o mundo da luta. Segundo Shaka, há sangue e morte o tempo todo e as batalhas ocorrem dia após dia sem trégua; Mundo dos Homens (Shinkai)segundo Shaka, felicidade, ódio e tristeza se misturam com grande instabilidade. Não há bem ou mal; e Paraíso (Tenkai)segundo Shaka, é possível ser feliz aqui, mas um único pensamento pode jogá-lo no mundo dos espíritos famintos, no mundo das bestas ou no inferno (a necessidade de controle sobre o pensamento é um conceito tipicamente budista. Bênção do Senhor das Trevas (Sei San Sara) técnica na qual o ele dispõe de uma pequena quantidade de sangue que rapidamente se transforma em um Inferno de Sangue (uma imensa poça sangrenta) que afoga o seu oponente o matando. Invocação dos Espíritos Elementais (Tenku haja Chimimoryo) consiste em Shaka invocar demônios inferiores, de outras dimensões, para devorar o inimigo. Shaka, consegue ocultar sua existência, ir e vir entre as dimensões, e criar ilusões com proporções gigantescas. Shaka é também o segundo cavaleiro a dominar o oitavo sentido (antes dele, Orfeu, cavaleiro de prata de Lira, conseguira), o que lhe permite mover-se livremente no domínio de Hades, mesmo depois da morte. Sua habilidade e poder são demonstrados na saga de Hades, onde ele encurralou três poderosos espectros a serviço de Hades (Saga, Camus e Shura), morrendo, como era de seu desejo, logo em seguida, por meio da técnica proibida, Athena Exclamation, a qual só pode ser executada quando três cavaleiros de ouro, juntos, concentram seu poder numa única investida. Na batalha do santuário Shaka derrota os cavaleiros de bronze com certa facilidade, e seu adversario é Ikki de Fênix. Shaka abre os olhos e utiliza o Tenbu Horin em Ikki, Fênix sem todos os sentidos alcança o 7° sentido e se sacrifica para levar Shaka para outra dimensão. Na saga de Hades, empresta sua armadura para Shun de Andrômeda, como também revive a armadura de Fênix com seu sangue no Anime(Saga de Asgard), e no mangá(Saga de Poseidon) a armadura de Shun de Andrômeda eo cavaleiro mais forte do seculo xx.
  • Dohko de Libra (Cavaleiro de Libra): Dohko, que é de origem chinesa, é um dos cavaleiros mais fortes de todos. Sua roupagem de ouro lembra a de um antigo guerreiro chinês, e seu elmo se assemelha à cabeça de um tigre. Sua armadura também carrega seis pares de armas. Seu discípulo Shiryu o chama de Roshi, que em mandarim siginifica "mestre". Dohko, em sua forma envelhecida, lembra um pequeno velhinho (semelhante ao Yoda de Guerra nas Estrelas), com barba e pele roxa. Dohko pode retornar à forma de um jovem de vinte anos, devido ao Misopetha-Menos, um presente de Athena que permite que seu coração, em sua forma envelhecida, bata apenas cem mil vezes durante um ano. Isso permite que a verdadeira forma de Dohko envelheça muito lentamente comparada a outros seres humanos. Como Mu, que se abrigou em Jamiel, no Tibete, Dohko se refugiou nos Antigos Cinco Picos de Rozan, na China. Sua intenção era vigiar o pico da montanha onde Athena aprisionou os espíritos dos 108 espectros de Hades. Emprestou sua armadura a seu discipulo no templo oceânico, no movie de Abel e na saga de Hades. Também reviveu a armadura de Shiryu com seu sangue no mangá.
  • Milo de Escorpião (Cavaleiro de Escorpião). Nascido na Grécia, Milo é um cavaleiro muito orgulhoso, e um pouco arrogante (na verdade, a maioria dos Cavaleiros de Ouro é). Essas características são bastante visíveis ao longo da trama, sobretudo na cena onde se recusa a cumprir as ordens do Mestre do Santuário de enfrentar os cavaleiros de bronze, fato ocorrido antes da invasão ao Santuário. Além disso, tem um grande senso de justiça e preza muito a amizade (aparentemente, tem laços de amizade com Camus). Por meio da Restrição, consegue limitar por inteiro o arbítrio motor de seus adversários por algum tempo. A precisão de seus golpes é impressionante – Milo pode perfurar com o dedo o corpo do oponente, no lugar que escolher. A Agulha Escarlarte (Scarlet Needle), golpe mais conhecido do personagem, é uma rajada de cosmo extremamente fina, que perfura o corpo, agindo diretamente no sistema nervoso do oponente, lhe causando uma dor terrível, e gera a dilatação de seus vasos sanguíneos, causando hemorragias, fazendo com que o adversário perca os sentidos. O veneno do gerado pelo Cosmo de Milo afeta o Sistema Nervoso Central, que perde pouco a pouco suas funções, levando a vítima à loucura (isso se não morrer antes, com as hemorragias). É um golpe próximo da tortura, porque dá ao inimigo a chance de escolher se render, antes de completar os 15 tiros. Vale ressaltar que Milo tem a capacidade de disparar de uma a quinze agulhadas simultâneas por ataque. Antares é o "toque final" do cavaleiro de escorpião, ou seja, é o golpe de misericórdia. Entregou seu sangue para reviver a armadura de Cisne.
  • Aiolos de Sagitário (Falecido Cavaleiro de Sagitário). Nascido na Grécia, Aiolos morreu muito jovem. Sua coragem em encarar todo o santuário e escapar com Athena bebê prova sua bravura. Aiolos foi eleito por Shion o próximo Mestre do Santuário. Entretanto, devido ao "golpe de estado" de Saga, Aiolos foi rotulado traidor e eventualmente caçado e assassinado por Shura de Capricórnio; mas, antes de morrer, consegue entregar Athena a Mitsumasa Kido, para que este a leve para o Japão. Como espírito, ele ajuda os Cavaleiros de Bronze, especialmente Seiya, a derrotar seus inimigos e às vezes, também, empresta a Seiya sua armadura de Sagitário. Tem como golpes o Trovão Atômico e Infinita Destruição (Infinity Break) este último so aparece no Episódio G.
  • Shura de Capricórnio (Cavaleiro de Capricórnio). Nascido na Espanha, tem partipação ativa no prólogo da série. É dito no anime como "o cavaleiro mais fiel a Atena" e o que possui técnicas de combate corporais mais avançadas entre os cavaleiros de ouro. Quando Aiolos basicamente abduziu o bebê Athena (para salvá-la de uma tentativa de assassinato), Shura foi um dos cavaleiros mandados para caçá-lo e matá-lo. A ironia nisso é que, tivesse ele sucedido em trazer Athena para o santuário, ela teria sido morta. Ou seja: o fracasso de Shura salvou Athena. Shiryu o faz perceber isso e ambos criam uma relação forte de amizade ao longo da série. Shura entrega sua armadura para salvar Shiryu e também o dom da Excalibur em sua mão direita, revelado na saga Poseidon. Ele é um dos cavaleiros de ouro renascidos para ser servos de Hades, mas que a verdadeira intenção era avisar á Athena da existência de sua armadura. Seus braços e pernas podem desferir ataques cortantes à curta e longa distância. Essa técnica cortante recebe o nome de Excalibur (a espada lendária). Em combate Shura consegue desenvolver diferentes formas de lançar seu ataque, criando, assim, a técnica Dança das Espadas. Ele também tem um golpe chamado "Pedras Saltitantes"(Jumping Stone) em que usa a força de impulção do golpe do oponente contra ele mesmo.
  • Camus de Aquário (Cavaleiro de Aquário). Nascido na França, é o mestre do Cavaleiro de Cristal e Hyoga no anime e apenas de Hyoga no mangá. Ele ensinou a Hyoga técnicas como Pó de Diamante, um ataque que cria pequenos cristais de gelo que atingem e congelam o inimigo, Kholodinyi Smerch a tradução mais correta seria turbilhão de gelo, que consiste e um ataque que envolve o inimigo rapidamente congelando o umidade a sua volta e o atacando quase que instantaneamente, alem do Circulo de Gelo, um técnica que serve para parar o inimigo. Porem suas técnicas mais poderosas são o Esquife de Gelo, um bloco de gelo muito resistente que envolve toda a superfície de um corpo e que também pode ser usada em uma variação como uma defesa. Essa parede de gelo e tão resistente que nem um cavaleiro de ouro pode destrui-la, sendo apenas possível faze-lo com as armas de libra. Já seu ataque mais poderoso se chama Execução Aurora, um golpe que atinge o chamado zero absoluto e possui um poder enorme, congelando tudo o que toca. Camus sacrificou-se a fim de ensinar a Hyoga a Execução Aurora. É dito que possui uma grande amizade com Milo. Na saga de Hades, volta como espectro, para avisar Atena onde estava a sua armadura sagrada e assim como Saga e shura chega até as ultimas consequências para conseguir, demostrando mais uma vez seu grande poder. Entrega sua armadura na saga Poseidon, no filme de Abel quando confrontava Berengue de Coma de Berenice e também na saga de Hades.
  • Afrodite de Peixes (Cavaleiro de Peixes). Nascido na Suécia, é considerado o mais belo cavaleiro, Afrodite é arrogante e frio. Mesmo tendo consciência de que o Grande Mestre servia ao mal, acabou obedecendo suas ordens, pois acredita que somente um poder supremo absoluto pode colocar ordem e paz no mundo. Sob as ordens do Grande Mestre, assassina o mestre de Shun, o cavaleiro de prata Albion ou Daidaros no mangá. Apesar de tudo, seu desejo de manter a paz na Terra e proteger os mais fracos é igual ao de qualquer outro cavaleiro. Apos empatar com Shun de Andrômeda morre com ele na batalha nas 12 casas.Na luta com Apolo teve sua revanche com Shun de Andromedra e Afrodite o venceu com a Rosa Sangrenta apos vencer Shun ele luta contra Ikki de Fenix mas por pouco Afrodite não Morre. e volta como espectro de Hades; no entanto, é neutralizado novamente, mas por Mu de Áries, falhando na missão de avisar Athena sobre sua armadura. Ataca usando rosas, cada uma com suas peculiaridades. As rosas vermelhas, conhecidas como Rosas Diabólicas Reais (Royal Demon Roses), exalam um aroma esfuziante, que atordoa a vítima e lhe tira seus sentidos pouco a pouco até morrer. Afrodite parece não gostar muito de matanças e geralmente usa esse golpe para matar seus oponentes. A rosas negras, chamadas de Rosas Piranhas (Piranian Roses), despedaçam tudo à sua frente. As rosas brancas, conhecidas como Rosas Sangrentas ou Rosas Brancas Imperiais (Bloody Roses) se fincam no coração da vítima e sugam seu sangue até ficarem vermelhas.

[editar]The Lost Canvas

  • Sage de Câncer: De origem inglesa (não se sabe se nasceu na metrópole ou em uma das várias colônias inglesas). Ele foi o Grande Mestre antecessor à Shion e o antigo cavaleiro da Câncer antes de Manigold. Irmão gêmeo do Cavaleiro de Altar (Hakurei), que era o verdadeiro Cavaleiro de Câncer, mas que passou o posto a Sage. Foi ele que comandou os Caveleiros de Atena na Guerra Santa de 1743. Se sacrifica, assim como Manigold, para selar Thanatos na "Caixa de Pandora".
  • Shion de Áries (Antigo Cavaleiro de Áries): Nascido no Tibete, é um lendário cavaleiro de ouro, era mestre de Mu e antigo Grande Mestre do Santuário. É um dos mais poderosos cavaleiros da história, é muito admirado e respeitado por suas virtudes, força, poder, habilidade e inteligência, que são extraordinárias. Na série de mangá Next Dimension, o anterior Mestre do santuário diz que ele e Dohko são Cavaleiros de Bronze, mas que, dados os seus poderes, serão elevados a Cavaleiros de Ouro para lutar na guerra santa de 1743 contra Hades. No mangá, foi assassinado por Saga, Cavaleiro de Gêmeos, antes da história retratada pela série, e substituído ilicitamente por este no cargo de Grande Mestre. Já no anime, morreu de causas naturais. Foi depois ressuscitado por Hades para mostrar a Armadura de Atena aos Cavaleiros de Bronze. Descende do povo do Continente de Mu. Junto de Dohko de Libra, foi um dos sobreviventes da última Guerra Santa contra Hades, há mais de dois séculos atrás da história principal retratada no mangá. Só aparece na saga de Hades, como um espectro. Seus golpes são versões mais potentes dos poderes de Mu. Há, aparentemente, uma falha de roteiro referente ao antigo mestre do santuário. Nas cenas da Saga do Santuário em que ele aparece, tanto quando foi assassinado por Saga, quanto quando Marin o encontra, morto, ele está com aparência jovem, embora conte com cerca de 250 anos, como o mestre ancião de Libra. No entanto, na Saga de Hades ele se vangloria por ser jovem novamente, com o corpo oferecido por Hades. Tudo isso leva a crer que a raça de lemurianos a qual pertence, consegue viver mais. É reconhecido como um exemplo de cavaleiro de Atena.
  • Hasgard de Touro (Antigo Cavaleiro de Touro): De origem portuguesa, é um cavaleiro de personalidade forte, Hasgard treina três aspirantes a cavaleiros, por quem daria a vida se fosse necessário. Muitas vezes, gosta de ser chamado Aldebaran, o nome da estrela maior da constelação de Touro (não por coincidência o nome do atual cavaleiro de Touro). Hasgard se destaca por enfrentar um espectro tão forte quanto um dos 3 Juízes do Inferno. Esse espectro é chamado Kagaho de Benu, que gostaria de ter uma vingança em cima de Dohko, que feriu o hospedeiro de Hades na época. Mas Kagaho acaba cruzando com Hasgard. Após quase ter sido morto pelo ataque de Kagaho (a quem subestimou), Hasgard consegue atacar e vencer o espectro. Ninguém morre, e Kagaho some, furioso. Depois, Hasgard, juntamente com Dohko, Shion e Sísifo (o Cavaleiro de Sagitário), tentam proteger Atena do ataque de Alone/Hades. Protege Tenma e seus díscipulos de Wimber de Morcego até o final, como também destrói seus tímpanos para não ser afetado. Entretanto, Hasgard derrota Wimber de Morcego e o outro espectro com Titan Supernova e morre em pé. Zeros tenta tirar a vida de Tenma, mas Kagaho interfere e pergunta quem ordenou a morte de Tenma e Zeros responde que foi Pandora. Sabendo disso, Kagaho o mata. Kagaho conforta Hasgard e Tenma vê Kagaho ao lado de Hasgard e avança em Kagaho achando que fosse que tinha matado, mas Kagaho responde que não matou Hasgard e que Pandora ordenou sua morte. Tenma se pergunta se o próprio Alone ordenou a morte dele, mas Kagaho diz para ir ao templo de Hades para encontrar respostas. Seus discípulos vêem o corpo de Hasgard morto e Tenma sai disolado.
  • Aspros de Gêmeos (Antigo cavaleiro de Gêmeos): Nascido na Grécia, na época dominada pelo Império Otomano. De personalidade egoísta, traiu o Santuário antes do começo da Guerra Santa de 1743, usando seu irmão Deuteroscomo assassino. Acabou sendo morto pelo irmão, não antes de aplicar em si mesmo um Satã Imperial. Aderiu às fileiras de Hades e, durante a saga dos Templos Malignos, enfrentou com ódio seu próprio irmão, matando-o no final da batalha com um choque de Explosões Galácticas. Depois de reaver o bem dentro de si, luta com Yohma de Mefistófeles, derrotando-o por jogá-lo na Hiperdimensão, por onde apenas os deuses e os cavaleiros cuja armadura tivesse sido banhada pelo sangue de Atena podem passar.
  • Deuteros de Gêmeos (Segundo antigo cavaleiro de Gêmeos): Irmão gêmeo mais novo de Aspros e considerado como tendo nascido sob uma estrela de fracasso, viveu por muito tempo com uma máscara de ferro sob seu rosto. Recebeu o Satã Imperial de Aspros para matar o Grande Mestre, mas foi livrado do feitiço com a ajuda de Asmita de Virgem. Saiu do santuário para se tornar o "Demônio da Ilha Kanon", treinando brevemente Tenma e sendo convocado à Guerra Santa por Asmita. Na saga dos Templos Malignos, enfrentou o próprio irmão Aspros, sendo morto pelo choque de Explosões Galácticas. Ao morrer, incorporou sua alma à de Aspros, permitindo a este o uso da Armadura de Gêmeos.
  • Manigold de Câncer (Antigo Cavaleiro de Ouro de Câncer): Nascido em uma das várias nações italianas (a Itália ainda não era unificada), O Cavaleiro de Câncer aparece depois que Tenma de Pégaso confronta Hades no Santuário. Quando Tenma ia embora, Manigold o intercepta, julgando-o invasor. Se sacrifica para que o Grande Mestre (Sage) prenda o deus Thanatos.
  • Ilhiada de Leão: Pai de Regulus e antigo dono da armadura de Leão. Durante uma manhã, quando Ilhiada e Regulus vão pescar, é chamado por Hasgard para lutar na Guerra Santa, mas ele se recusa para poder ficar com seu filho. Radamanthis aparece e mata seu pai. Regulus jura vingança por matarem seu pai.
  • Regulus de Leão (Antigo Cavaleiro de Ouro de Leão): Nascido na Grécia, é o antecessor de Aioria. Regulus aparece para auxiliar os cavaleiros de bronze em sua missão. É filho de Ilhiada de Leão, que foi derrotado por Radamanthis. Mais tarde é acolhido por Sísifo.
  • Asmita de Virgem (Antigo Cavaleiro de Virgem): Nascido em uma das colonias britânicas na India, Asmita era o cavaleiro de Ouro do Signo de virgem em 1743, e o que se fala sobre ele no Lost Canvas. Asmita luta contra Tenma a pedido de Athena, para treinar o cavaleiro de bronze e testar a sua lealdade e poder. Asmita é dito ser um homem mais próximo de Deus, que constantemente conversa com Buda e que possui a espiritualidade mais elevada entre os 12 Cavaleiros de Ouro, assim como seu sucessor, Shaka. Asmita de Virgem é temido pelos outros Cavaleiros de Ouro que preferiram nem pensar no que poderia acontecer caso ele estivesse do lado de Hades, como por exemplo, Hasgard de Touro. Dizem que ele tem o dom de cruzar dimensões inimagináveis. Possuidor de poder psíquico fora do normal, capaz de matar seus inimigos apenas usando as suas Ilusões. Asmita morre voluntariamente diante de Tenma, criando o rosário que Shaka mostra durante a saga de Hades. Na época, o rosário que Asmita criou com todo o cosmo serviu para impedir que os espectros mortos ressucitassem. A maioria dos espectros sobrevive ao rosário e acabará presa na Torre dos Espectros, por isso as contas do rosário mudam de cor, indicando a morte definitiva do espectro. Ao contrário de Shaka que não abre seu olhos por opção, Asmita é cego e só recupera a visão segundos antes de morrer.
  • Dohko de Libra: Na antiga Guerra Santa contra Hades, Dohko treinou um jovem cavaleiro de bronze, Tenma de Pégaso, que viria a ser mencionado na atual fase por Hades, que diz que já enfrentou outro cavaleiro de Pégaso. Por muitas vezes teve de realizar missões sob orientação de Deuteros de Gêmeos, como também usa o sangue de Atena para confrontar Kagaho de Benu, responsável por sua redenção e mudar as chamas de Kagaho negra para chamas comuns como a Ave Fênix. Sasha confia a Dohko o Misopetha-menos, que seria usado para confrontar seu antigo companheiro Shion, como espectro de Hades e outros soldados de Hades.
  • Kardia de Escorpião (Antigo Cavaleiro de Ouro de Escorpião): Nascido na Grécia, Kardia foi antecessor de Milo e mostra ser orgulhoso assim como o atual Cavaleiro de Escorpião. Sua primeira aparição é no capítulo 100, quando Dégel de Aquário, ao passar pela oitava morada do zodíaco, vê o cavaleiro de Escorpião interrogando o espectro Zelos de Sapo, em busca de respostas sobre Hades e o Lost Canvas. Depois de uma pequena discussão com o Cavaleiro de Aquário e ao escutar a oferta de Dégel para acompanhá-lo em uma missão em Graad Azul (que inicialmente rejeita), Kardia decide ir na missão em busca de uma "grande presa".
  • Sísifo de Sagitário (Antigo Cavaleiro de Ouro de Sagitário): Nascido na Grécia, é o antecessor de Aiolos. Sísifo surge após a vitória de Hasgard de Touro em cima de Kagaho de Benu, para ajudá-lo. Depois, vai conversar com o Grande Mestre, e luta contra Alone/Hades. Assim como Aiolos, Sísifo usa a Flecha da Justiça, dessa vez diretamente contra Hades, que revida o golpe e acerta Sísifo no peito, que acaba caindo em um sono eterno criado pelos deuses filhos de Hypnos, Icelos e Oneiroi. Acaba sendo taxado como aquele que iniciou a Guerra Santa, como também faz aparecer a armadura de Sagitário na versão espectro, mas é salvo por Atena e ajuda El Cid na luta contra Oneiroi. Confronta Faraó de Esfinge no mangá, mas acaba perdendo a vida.
  • El Cid de Capricórnio (Antigo Cavaleiro de Capricórnio): De origem espanhola, El Cid foi o antecessor de Shura de Capricórnio, que luta em 1743. Aparece no capítulo 71 para ajudar Manigold de Câncer, porém chega tarde e não evita que mais um dos Cavaleiros de Ouro acabe morrendo, mas ainda assim mata cinco espectros de uma vez. Logo depois El Cid é desafiado pelo espectro Gregori de Gembu (Tartaruga Negra), que usa seu ataque no qual ele rola como uma bola, mas esse ataque é ineficaz, pois El Cid o corta em dois. Mais tarde, Icelus, Morfeus e Fantâsos (deuses filhos de Hypnos), aparecem e um deles revida o poder da Excalibur de El Cid arrancando o braço direiro do cavaleiro de capricórnio. Mesmo com apenas um braço, El Cid mata Fantasos e Icelos com sua Excalibur. Posteriormente ajuda Sísifo de Sagitário e Atena a vencer Oneiroi (que havia se unido a seus outros três irmãos), mas acaba sendo tragado para outra dimensão e até o momento não foi mais citado no mangá.
  • Dégel de Aquário (Antigo Cavaleiro de Aquário): De origem francesa, é o antecessor de Camus, tem seu nome revelado no capítulo 90, quando os Cavaleiros de Athena, liderados por Hakurei de Altar, transpõem a barreira de Hades e invadem o seu castelo.
  • Albafica de Peixes (Antigo Cavaleiro de Peixes): De origem holandesa, Albafica era o cavaleiro de ouro do signo de Peixes em 1743, e a sua vida é relatada no mangá The Lost Canvas. Albafica era um cavaleiro bom, apesar de frio e reservado. Albafica cresceu toda a sua vida rodeado de lindíssimas rosas envenenadas, tornando o seu próprio sangue venenoso, e adquirindo uma imunidade natural a qualquer tipo de veneno. Como era extremamente zeloso pelos demais preferiu afastar-se dos outros para não os magoar. Quando o esquadrão de espectros liderados pelo antigo Minos de Grifo invadiu o santuário, Albafica decidiu defender o Santuário e a aldeia mais próxima sozinho. Graças às suas técnicas não só derrotou vários espectros inferiores, como evitou que o ataque mortal do espectro Niobe de Deep se espalhasse até à aldeia. Finalmente teve um conflito direto com o próprio Minos, que acabou por derrotar utilizando todo o seu sangue para impregnar uma Rosa Sangrenta com o seu veneno. Nos seus últimos segundos de vida Albafica admirou pela primeira vez a beleza e fragrância das suas rosas, sem as amaldiçoar pelo seu veneno.

[editar]Next Dimension

[editar]Shion de Áries

Origem do nome
Histórico
Mestre do cavaleiro de ouro do presente Mu de Àries e também mestre do Santuário até Saga assassina-lo. Em Next Dimension (1743), ele é Companheiro de Dohko e Suikyou e, também, um ex-cavaleiro de bronze. Invade o castelo de Hades ao lado de Dohko e Tenma, onde luta contra Vermeer de Griffon, Suikyou de Garuda, além de mais alguns outros soldados rasos de Hades. Para impedir a passagem de qualquer um que tente atravessar a primeira casa, a qual defende, luta contra Tenma e Shun, porém logo permite sua passagem, após receber uma mensagem telepática de ajuda vinda de Shijima. Logo em seguida enfrenta Suikyou e alguns espectros que o seguiam, derrotando muitos com sua técnica "Muralha de Cristal". É derrotado por Suikyou, porém permanece vivo, graças á intervenção de Ikki de Fênix, que chega do futuro.

[editar]Ox de Touro

Origem do nome
Ox (牛) é um dos anos do ciclo de 12 animais que aparecem no zodíaco chinês relacionados ao calendário chinês. Ox também é conhecido como uma das espécies bovinas treinada como animal de tração.
Histórico
A primeira aparição de Ox é na volta de Shion, Dokho e Tenma ao Santuário, eles tomam uma bronca de Ox de Touro, que resolve castigar os recém promovidos dourados pela imprudência, no momento em que o Cavaleiro de Touro estava prestes a ataca-los Tenma interfere chocando seu próprio corpo contra o de Ox, este por sua vez não sente nada, e logo depois se livra do cavaleiro de Pégaso com extrema facilidade, logo em seguida tenta atacar novamente Shion e Dokho. Izô de Capricórnio, interfere e toma a frente da situação atacando-os com a Excalibur, que corta a rocha onde os três novatos estavam, fazendo eles cairem vários metros de altura. Ox e Izô conversam sobre Hades já ter um novo hospedeiro e à deusa Athena ainda não ter aparecido, mesmo com uma Guerra Santa prestes a começar. Shion e Dohko reconhecem que estão em um nível abaixo dos demais cavaleiros de ouro e sabem que terão de ficar mais fortes, enquanto Tenma pensa o mesmo a fim de salvar Alone e seu mestre Suikyou. Os Cavaleiros de Capricórnio e Touro falam sobre a Armadura de Taça, que foi trazida ao Santuário, e seu poder de prever o futuro.

[editar]Abel de Gêmeos

Origem do nome
Referência ao personagem bíblico Abel.
Histórico
Abel é apresentado no capítulo 33, impedindo a passagem de Tenma de Pégaso pelo Templo de Gêmeos. Em seguida, também luta contra Suikyou de Garuda. Possúi uma personalidade maligna e age motivado por ambições pessoais, de acordo com o que ele mesmo fala. Tem um irmão mais velho chamado Cain e diz que o mesmo é como uma sombra, que aparece de vez em quando para incomoda-lo.

[editar]Cain de Gêmeos

Origem do nome
Referência ao personagem bíblico Cain.
Histórico
Cain é apresentado no capítulo 34, ao enfrentar Suikyo, tomando o lugar de Abel. É um cavaleiro poderoso, com um forte senso de justiça, personalidade que se opõe a de seu irmão mais novo. Considera seu irmão Abel uma sombra que aparece desde que era pequeno para atormenta-lo.

[editar]Deathtoll de Câncer

Histórico
É revelado ser um guerreiro cruel, assim como Máscara da Morte. Shun e Tenma chegam até a casa de Câncer e são colocados em caixões por Deathtoll. Shun é mandado para a zona do inferno e presencia o corpo de Seiya no outro mundo, mas Atena o impede dizendo se for seguir Seiya, não conseguirá voltar com vida. Shun usa suas correntes e volta para o campo de batalha para ajudar Tenma, mas para sua surpresa, surge Suikyou de Garuda.

[editar]Kaiser de Leão

Histórico
Próximo cavaleiro de ouro da história antiga. O antigo cavaleiro que guarda a casa de Leão e fiel a Atena e possui um leão de estimação chamado Goldie. Shun e Tenma chegam até a quinta casa e Shun fala que veio do futuro e fala também da crise do Santuário, que o próprio não acredita e ordena seu leão para atacá-lo, mas Goldie simplismnte é amistoso com Shun e Shun fala que não é má pessoa.

[editar]Shijima de Virgem

Origem do nome
Shijima é a razão baseada no silêncio e na singularidade, influenciada pelo budismo e o conceito de Nirvana. É um estado de perfeita harmonia, onde não existem o ego e nem a paixão causadores de dissensões, conflitos e destruição.
Histórico
Também chamado de "O Homem Silencioso" e considerado o homem mais próximo de Deus, aparece pela primeira vez no capítulo 14, confirmando as suspeitas de Izo e Ox de que a deusa Atena poderia vir do futuro. Presencia a vinda de Saori para o passado e salva sua vida das mãos do Grande Mestre, que se revela um aliado de Hades, porém é gravemente ferido pelo cavaleiro de ouro Cardinale de Peixes, também traídor, embora tenha quase destruído-o.

[editar]Dohko de Libra

Origem do nome
Do chinês, "Pequeno Tigre"
Histórico
Mestre de Shiryu nos tempos atuais, sendo um dos únicos sobreviventes da Guerra Santa de 1743, ao lado de Shion. Em Next Dimension é apresentado como um ex-cavaleiro de bronze, recém promovido a cavaleiro de ouro pelo Grande Mestre. Amigo e colega de treinamento de Shion e Suikyou. Invadiu os arredores do castelo de Hades ao lado de Tenma e Shion, onde enfrentou Vermeer de Griffon e seu ex-companheiro, Suikyou, que agora era o espectro de Garuda. No confronto contra Vermeer tem seu poder reduzido a 10% devido à barreira de Hades e se fere gravemente, mas tem seus ferimentos curados graças às propriedades especiais da armadura de prata de Taça, que Tenma carregava. Vê seu futuro como mestre ancião refletido na água da armadura de Taça.

[editar]Izô de Capricórnio

Origem do nome
Okada Izô foi um dos 4 Hitokori, os mais temidos assassinos do período Bakumatsu, matando todos aqueles que davam apoio ao Shogunato Tokugawa.
Histórico
Izô, também conhecido como "O Assassino de Demônios" aparece pela primeira vez, ao lado de Ox, punindo Shion, Dohko e Tenma, por terem invadido o castelo de Hades sem o consentimento do Grande Mestre. Usando sua técnica excalibur, a qual, dessa vez, se assemelha a uma Katana, abre o chão, fazendo com que os 3 caiam do Penhasco. Presencia o nascimento de Atena, ao lado de Shijima e Ox.

[editar]Cardinale de Peixes

Origem do nome
Pode vir tanto do peixe quanto da rosa de nomes "Cardinal", como também pode vir do italiano "cardinale", que significa cardeal e é aquele que auxilia o Papa, assim como Cardinale auxilia o Grande Mestre.
Histórico
Cavaleiro de Ouro de Peixes em Next Dimension, é um traídor de Atena ao lado do Grande Mestre do Santuário. Acredita que a morte é algo inevitável e por isso se alia a Hades para que possa ter-lhe garantido o conforto após a morte. Aparece pela primeira vez no capítulo 22. Reconhece Shijima como um cavaleiro justo diante do Grande Mestre, porém o ataca de surpresa, usando sua técnica Rosa Sangrenta.

[editar]Omega

[editar]Kiki de Aries

Depois que seu mestre Mu se sacrifica no Muro das Lamentações, Kiki se torna o cavaleiro de ouro de Aries, assumindo o ofício de concertar armaduras assim como seu mestre.

[editar]Micene de Leão

Histórico
Atual cavaleiro de ouro da cronologia Omega. Aparece quando vê Yuna, Kouga e Ária fugindo da torre de Babel de Marte. Yuna foge com Ária e Micene luta contra Soma, Haruto e Ryuho e quebra o escudo de Ryuho e o derrota e quase enfrenta Kouga, pois Marte o interrompe. É um traidor igual a Ionia de Capricórnio. É tutor de Eden de Orion, filho de Marte e cavaleiro de prata

[editar]Shiryu de Libra

Shiryu é escolhido para ser o sucessor da armadura de ouro de Libra, restaurado pelo meteorirto e deixa a armadura de Dragão para seu filho Ryuho e forma família com Shunrei e seu filho. Sua primeira aparição foi no quarto episódio em que ele aparece privado de seus 5 sentidos.

[editar]Seiya de Sagitário

Seiya é escolhido para ser o sucessor da armadura de ouro de Sagitário, restaurado pelo meteorirto e deixa a armadura de Pégaso com a Saori para alguém digno que possa usá-la. Sua primeira aparição quando defende Saori e o pequeno Kouga de Marte, quando também reaparece para proteger Kouga, Ryuho, Haruto e Souma de Marte quando quase Marte mata Kouga.

[editar]Ionia de Capricórnio

Histórico
Atual cavaleiro de ouro da cronologia Omega. Ionia foi o mestre de Shura. Após a morte de Shura, Ionia se apossou novamente de sua antiga armadura, restaurada pelo meteorito e teve uma luta rápida com Kouga por ele ter descoberto a verdade sobre a falsa Atena e afirmou ser um traidor ao sucumbir maléfico Marte.